terça-feira, 13 de abril de 2010

Sessão xamânica A+QG em SP- 17 e 24/04 - O Tonal e o Nagual

Fortalecendo o Tonal e se alinhando com o Nagual

O Tonal é o corpo que veicula o abstrato, o virtual, o Nagual. Tudo o que se refere ao mundo palpável, a organização material é a dimensão do Tonal. O Nagual é a Força indescritível subjacente a tudo o que é percebido pelos sentidos.

Nestas próximas duas sessões iremos focar respectivamente no Tonal e no Nagual. No mundo do Tonal serviremos com a planta mestra, a Unha de Gato(Uncaria Tomentosa) para fortalecer o sistema imunológico. No mundo do Nagual a Ayahuma(Couroupita Guianensis, ou o Espírito sem Cabeça), a mestra dos mundos Aquáticos estará de volta para limpar as profundezas da alma com os seus movimentos serpentinos. Nesta última, devido ao rigor desta planta mestra, não haverá exceção para aqueles que não cumprirem com a dieta.

 Unha de gato(Uncaria Tomentosa) é uma medicina poderosa que além de ter um efeito anti-inflamatório(desequilíbrio de Pitta) tem sido usado para tratar vítimas de radiações nucleares, câncer e AIDS.

A Ayahuma(Couropita Guianensis) é uma planta mestra que cresce perto das águas, dos rios e das lagoas, e tem como guardião um dos espíritos mais importantes dentro da cosmovisão do xamanismo da selva. Diz-se que ela ensina a curar e os princípios da feitiçaria. É também conhecida como "espírito sem cabeça" porque trabalha sobretudo no nível psíquico, emocional, no coração.


Tonal e Nagual são termos do xamanismo mexicano. Na língua Nahuatl significam respectivamente o mundo material e o imaterial, respectivamente.


Inscrição mediante depósito