terça-feira, 24 de julho de 2007

A Circulação Celeste e a expansão dos 3 centros de energia


<11-12/08/07>

A circulação celeste é uma técnica energética antiga (da Alquimia Interna Taoista) que tem como objetivo regular o nível de qualidade e de quantidade de energia dos meridianos. Isto implica que esta pratica tem um poder purgativo, de energias tóxicas, aumentando a qualidade de “pureza” da energia.

Esta pratica regula os desequilíbrios psicofísicos e energéticos, aumenta o sistema imunológico e proporciona uma maior disposição.

Ela é subdividida na Pequena e na Grande Circulação Celeste.

A Pequena Circulação Celeste é o trabalho que faz circular a energia por dois canais centrais no eixo do corpo, o Du Mai e o Ren Mai. O primeiro, situado ao longo da coluna vertebral, do cóccix ao ponto na base do nariz, regula os canais de natureza Yang do corpo. O Segundo, do ponto situado um pouco acima do queixo ao ponto na zona do períneo, regula os canais de natureza Yin. O trabalho nestes dois meridianos ajuda a alinhar a energia sexual e o sistema nervoso central de forma que um primeiro efeito desta circulação traz clareza mental, maior capacidade de sustentar a concentração e consequentemente, melhor qualidade de memória.

A grande circulação celeste. é a circulação de energia pelos 12 meridianos principais do organismo. Uma vez que os canais centrais e os 3 centros estão devidamente nutridos começamos a redistribuir esta energia ao longo de todo o corpo físico.
Neste workshop, estaremos dando apenas uma pequena introdução ao trabalho com a Grande Circulação pois este requer um bom período de condicionamento dos canais centrais e dos centros de energia com a Pequena Circulação de forma que seu trabalho possa ser mais eficaz.

As 3 passagens são os 3 pontos chaves no trajeto do meridiano Du Mai que necessitam ser abertos para que o fluxo esteja livre e possamos fechar o circuito. Estes pontos são também chaves por serem passagem onde a energia pode escapar e em alguns casos em que a mente não possui suficiente estabilidade pde acabar lesando o sistema nervoso ao manejar uma maior “voltagem” de energia - sobretudo no ponto da base da nuca.

1. ponta do cóccix (zona do ponto Changqiang)
2. quarta vértebra lombar (zona do ponto Mingmen)
3. base da nuca (zona do ponto Fengfu)


A pratica em 3 tempos:

1. Carregar os centros de energia
2. Circular a energia pelo canal central
3. Expansão

*O fechamento da pratica sempre se faz com o aterramento e a dispercao dos excessos de energia.

A respiração na Circulação Celeste

A respiração é um vetor de condução da energia. Ao compor-se com o manejo da mente ela possibilita um controle de alta eficácia na modulação do fluxo e da forma da energia. Nesta pratica iremos usar a respiração completa, a abdominal natural e a reversa, dentro desta ordem para irmos condicionamento gradualmente o sistema respiratório e energético.

O trabalho com a respiração é feito dentro do parâmetro da Grande Respiração Qigong: lenta, profunda, suave, simétrica, rítmica e silenciosa.

Infos+inscricao: 9231 7599
wairaruna@gmail.com

Investimento: R$ 250,00
Banco Itau
Ag 2925
c/c 03159-9
em nome de Ichiro Takahashi

Nenhum comentário: