A Civilização Andina esta entre as 6 civilizacoes raízes de nossa
humanidade junto com a Chinesa, Indiana, Babilônica, Egípcia e Centro
Americana. Hoje os Qeros são os detentores do legado Inca, o sofisticado
império de Tahuantisuyo que cobria dois terços da América do Sul, onde o
soberano tinha como função captar a Energia Dinâmica do Universo e redistribui-la para a sua população sob o seu comando.
Este conhecimento de manejo das Energias Cósmicas foi um dos legados
mais importantes guardados pelos Xamas Andinos. O trabalho central eh gira ao
redor do que se chama de Kausay, a energia viva e dinâmica, pessoal e
inteligente que influi diretamente no nível de consciência e de poder pessoal
do Xama. Segundo a tradição andina o Universo eh definido como Kausay
Pacha(Cosmos), aludindo ao reconhecimento do aspecto Vivo e Inteligente do
Universo que a tudo permeia e que dentro do Ser Humano existe de forma latente,
a semente Inca.
Em base a esta percepção, a arte espiritual andina traz uma inestimável contribuição
no manejo de energias que basicamente se definem em 3 praticas principais:
Saminchakuy, Wachakuy e Huchamijuy.
1. Samichakuy ehhh o ato de abrir o campo energético , atrair e permitir
o fluxo em si da energia dinâmica do universo de modo que se conecta com a
semente interna proporcionando um processo de germinação. Por outro lado, também
pode se praticar Samichakuy para descarregar na terra todos os tipos de energia
densa dentro do campo energético e no corpo físico. Esta energia tem uma
natureza agua, calmante, nutridora que nos deixa mais leves.
2. Saywachakuy: despois de descarregar as energias pesadas, que se torna
alimento para Terra, se pede em troca a energia da Terra que se constrói uma
coluna de luz de baixo ao alto. Como o leite da Terra que nos nutre e nos
atribui de poder pessoal que nos permite manifestar de maneira potenciada os
nossos pensamentos na matéria.
Estas duas manobras nos leva ao estado de Allin Kausay que pode ser traduzido como um
estado de bem estar dentro do processo que leva a nossa evolução pessoal onde
se vai germinando nossa semente Inca.
3. Juchamijuy: desde então podemos usar o centro energético do umbigo
para digerir energias pesadas que é concebida como um olho que nos traz muitas informações
sobre o meio ambiente. Primeiro se aprende a situar este centro, a abrir e a
fecha-lo. Todo o processo se da através de um ato de intenção dentro de um comando
para extrair a energia pesada de outra pessoa e digeri-la no centro do umbigo.
Desta forma a energia pesada é descarregada na terra e a leve sobe para
posteriormente ser assimilado pelo próprio campo energético. Chegar a esta
terceira manobra indica uma conquista a uma autonomia espiritual onde todos os obstáculos
na vida se tornam fonte de poder pessoal.
O trabalho segue com as iniciações de Karpay Ayni, baseadas no elemento
chave da Cosmovisão Andina de reciprocidade e intercambio de energia e poderes.
O fator harmonizador de todas as relações que involucram 2 princípios de aliança:
Masintin e Yanantin. O primeiro se da entre fatores semelhantes, como entre
seres do mesmo sexo e o segundo entre fatores diferentes, como entre seres de
sexo oposto. Este conhecimento permite a evolução de qualquer relação,
considerando que todos os seres são basicamente seres relacionais.
Em termos de relação entre o ser humano e a natureza, existe uma pratica
que eh conhecida como Mallkichakuy, que significa a fusão de nosso campo
energético com algum elemento ou ser vivo da natureza como uma arvore ou um
nevado. Desta forma temos acesso a um novo mundo de percepções inerentes a este
corpo. Através desta pratica torna-se possível acessar informações sobre
elementos que nutrem e sustentam nossa semente interna, de sua própria
linhagem, sua origem, de seu sangue de forma que se reorganiza uma noção de
identidade.
Uma característica interessante no manejo energético da tradição Andina é
a dimensão do trabalho coletivo, comunitário no trabalho conhecido como Ayllu
Poqpo. Ayllu significa comunidade e Poqpo, bolha(de energia). O campo de
energia de indivíduos trabalhados ganham uma coesão dentro de um plano social,
formando uma coluna de luz não só de um individuo mas de uma coletividade. Assim
se torna possível trabalhar a energia de todos os que compõem o seu Ayllu Poqpo
gerando um alto nível de sinergia e cooperação. Como dentro de um processo
individual esta energia deve passar por uma manutenção e limpeza de forma que
todos se reúnem dentro de um intenção unificada com este proposito.
Os três fatores do desenvolvimento humano
O Munay, ou vontade e amor; o Llankay, ação ou trabalho; e Yachay, que
eh conhecimento intelectual. Cada fator deve acompanhar o desenvolvimento dos
outros dois para o desenvolvimento integral do Ser. Assim se integram os 3
mundos, mundo do Meio(Kay Pacha), que aqui a vontade se atrela ao amor; o
infra-mundo(Ukhu Pacha), da ação; e dos Mundos Superiores(Hanaq Pacha), relacionado
ao intelecto. Quando cada mundo se polariza de forma harmônica, existe um
alinhamento que reflete a Cruz Andina, a Sagrada Chacana. Onde nos tornamos
pontes entre as forças celestes e telúricas, entre o imaterial e o material. Eh
um estado de responsabilidade quando estamos conscientes das leis da
reciprocidade onde nossa semente Inca interna direciona nossos comportamentos
naturalmente em um alto nível ético de relações.
Somos responsáveis em descarregar nossas energias densas, Hucha, e
promover a circulação de Samy, as energias sutis.
Hoje, dentro de nossa proposta de Ponte de Medicinas das 4 direções,
temos a grande oportunidade de expor-nos a este trabalho dentro dos lugares
sagrados Andinos com a guia de grandes referencias.
Os próximos trabalhos da fase 2 deste ciclo de trabalhos no Peru 2012:
1. O Voo do Condor
A Viagem as Origens, os 3 Mundos e a
Sagrada Chacana
De 12 a 18 de Júlio 2012
Com Tito La Rosa e Ichiro Takahashi
Entre as sagradas cordilheiras do norte do Peru e em um dos sítios
arqueológicos do xamanismo mais importante das Américas abriremos novamente os
portais da sabedoria Andina dentro da conexao
com a Cruz Andina, a Sagrada Chacana.
Sob a guia do Espírito do Condor e dos Mundos Superiores conectaremos
nossas energias com o Espirito da Pacha Mama por meio das oferendas, cerimonias
de batizados nos lagos, trabalhos energéticos e xamanicos. Todo o trabalho sera
orquestrado pelas oitavas dos sons curativos do mestre dos Sons Tito la Rosa.
O Propósito
- Harmonização interna entre: as energias do feminino e do masculino; o espaço
e o tempo; o tempo e o não-tempo.
- Conexão com as Forças dos Mundos Superiores nos portais dos lugares
sagrados, dos nevados e das lagoas, com a finalidade de receber a proteção,
limpeza e bencaos no Caminho.
- Limpeza o Corpo, Emoção e Mente – Alinhamento com os 3 Mundos
2. Iniciação Sagrada, Karpay
2. Iniciação Sagrada, Karpay
Peregrinação aaa Lagoa Azul, Jaguar e o Nevado Apu Ausangate
de 2 a 9 de Agosto
Com Kike Pinto, Marcelo Qapac (Nobre), Vicente Sonqo Qispy(Coração de
Cristal) e Ichiro Takahashi
Sob a guia da equipe de curandeiros andinos e tântrico, composto por
dois dos mais respeitados curandeiros da nação Qero, considerados como
detentores diretos dos Incas, estaremos trabalhando com todos os elementos que
fundamentam a tradição andina.
Cada participante participara da sagrada iniciação de Qarpay sob o
nevado mais alto da região de Cusco, o Apu Ausangate nas margens do Lago do
Jaguar(Otorongo Cocha). O trabalho vincula cada um com a energia espiritual do
Apu e da tradição permitindo uma renovação do Caminho e um realinhamento do
compromisso com as Forças Superiores.
Maiores infos contactar:
México:
Michelle Button: michelle.button@gmail.com
Brasil:
Peru:
Ichiro: vitor.shin@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário