terça-feira, 26 de junho de 2007

A proposta: Ayahuasca+Qigong

Este é um trabalho que alia o conhecimento do manejo energético na luz da planta mestra, a Ayahuasca. Energia é o elemento vital que determina nosso potencial de realização no plano terrestre, do corpo físico, na matéria. Abrir o “Livro da Natureza” do veiculo medicinal, a Ayahuasca, em busca de conhecimento, de cura e de integração requer uma grande quantidade de energia e um bom conhecimento do manejo de nossos veículos físico e mental para que se possa alcançar maiores níveis de complexidade no Trabalho. De um lado, porque, o sistema nervoso demanda uma enorme quantidade de energia para estabelecer novas comunicações neuronais e de outro, porque existe um alto nível de estresse orgânico no consumo da planta, a pesar desta frequentemente acabar regulando o organismo. Porem, se a demanda da planta for maior do que a energia que temos disponível a mente acabara entrando em um processo entrópico, de desintegração, e perderemos o fluxo coerente de navegação em outras dimensões. Perderemos o acesso ao conhecimento para ficar a deriva em uma realidade caótica.
Assim, o objetivo do Qigong dentro do trabalho da ayahuasca é o de proporcionar um ótimo manejo da energia para poder acessar com o veiculo da consciência um maior nível de complexidade de entendimento. Desta forma, cada navegante sera mais e mais “autônomo” em sua relação com o Espírito da planta em seu processo de simbolização e de criação de novas metáforas descritivas da realidade na qual estará sendo exposto. Por outro lado, este trabalho com a energia também proporcionara uma proteção contra desgastes orgânicos no alto nível de combustão energética demandado pelo sistema nervoso sob o efeito da medicina.

Quando falamos de Ayahuasca-Qigong, estamos sempre tendo como referencial a energia, pois a energia vital é a moeda corrente da Vida, e logo, o que temos de mais valioso.

Neste sentido, a dieta e a abstinência sexual tornam-se elementos que devem ser guardados com rigor, como um atleta em período de competição, para que entremos na experiência e possamos acessar o maximo de beneficio da experiência.

Na dieta, nos abstemos de estimulantes ou depressivos, produtos que causam mucosidade. Exemplo: cigarro, farinha branca, drogas em geral, álcool, açúcar branco etc…No entanto, convidamos a consumir bastante frutas(cozidas ou cruas Segundo a estação climática), peixes, leguminosas, grãos e nozes. Traduzindo em termos de nutrientes: potássio, ferro, magnésio, zinco, fósforo, sódio e selênio, alem das vitaminas.
Desta forma, mantemos o sistema nervoso, cardiovascular, respiratório e digestivo em ótimas condições para se trabalhar com a planta.

A abstinência sexual tem como objetivo então a economia de energia e o fortalecimento das fronteiras psico - energéticas de forma que não “importaremos” energias estrangeiras no espaço individual da sessão.

Em geral o espaço de tempo de preparação é de 3 dias (o clássico 3X3) antes, e 3 dias depois para que os benefícios do trabalho com a planta se imprima e siga atuando por longos períodos de tempo.

A estrutura do ritual Ayahuasca+Qigong

Baseado na tradição dos vegetalistas da Alta Amazônia Peruana, é feita no escuro com um grupo pequeno de no Maximo 17 pessoas. Trabalhamos com os cantos mágicos conhecidos como Ikaros, assim como instrumentos de sopro, sinos tibetanos, gongos, maracás, percussão e alguns autores de musica xamanica. Utilizamos perfume, tabaco e incenso. Cada participante recebera um trabalho de “soprada” com tabacos e perfumes para limpar o campo energético e conferir proteção.

A trajetória

A minha constante busca existencial desde bem jovem me levou ao encontro da ayahuasca no Santo Daime em 1990 e logo acabei indo para o Japão com 5 litros da bebida no inicio de 1993. Acabei tornando-me uma ponte entre estes dois hemisférios. Os anos se passaram e fui buscar nas origens peruanas que enfatiza a Dieta com diversas plantas em reclusão na selva. Desde então vou periodicamente atualizar meus trabalhos em dieta na selva e preparar a Ayahuasca, hoje, com a supervisão do xama Ashaninka, Don Juan Flores, diretor do Centro Mayantuyaku em Pucallpa. Ultimamente tenho pesquisado as preparações sob a luz da técnica de preparação da Medicina Chinesa. Tenho aberto sessão de A+Q no México, no Brasil, no Japão e na Inglaterra.

O Qigong entrou em minha vida primeiro com as artes marciais e logo pelas tradições antigas japonesas como o Koshinto e o Shugendo. Finalmente acabei entrando para a Associação Japonesa de Qigong e pesquisando as varias técnicas de trabalho energético no Japão. Porem, foi pela ayahuasca e o xamanismo que acabei estudando e me aprofundando na Medicina Tradicional Oriental. Hoje, trabalho no processo de atualização de formas antigas do Manejo de Energia e a aplicação no desenvolvimento das possibilidades humanas, sócio-politicas e culturais. Esta ultima me leva a pesquisar os sistemas de comunicações e a mídia pela teoria da Memetica.

Créditos em meu aprendizado que me conduziu a esta estrutura de ritual xamanico

Qigong:

- Mestre Nagasawa Jisshyu
- Mestre Nishino Kozo
- Mestre Takahashi
- Mestre Sai
- Mestra Takahashi
- Mestre Yang Jwing-Ming (Qigong+Taiqichuan estilo Yang)
- Associação Japonesa de Qigong(Nihon Kikou Kyokai)
- Dr Liu Dong

Ayahuasca

- Mestre Irineu Serra
- Seu Ruskin
- Padrinho Alfredo Gregorio
- Padrinho Alex Polari (foi meu padrinho no Sto Daime)
- Dra Clara Iura (minha parceira de sessões no Japão)
- Dr Leonardo Libanio Christo
- Don Sólon Tello
- Dr Jacques Mabit
- Dra Rosa Giove
- Don Guillermo Ojanama
- Don Roni Rengifo Yon
- Don Jose Campos
- Don Aquilino
- Don Pablo Amaringo
- Don Juan Flores
- Don Tito la Rosa

Shugendo

- Mestre Nagasawa Jisshyu

Zen(Zazen, Shakuhachi, Haiku), Mikkyo e Koshinto

- Mestre Nagasawa Jisshyu
- Yamada Reuho Roshi
- Mestre Shima

Vajrayana

- Mestre Chagdud Tulku Rimpoche
- Lama Gangchen Rimpoche
- Jô Azer (Vajra Mushti)

Arte da Espada

- Mestre Uechi
- Mestre Nagasawa Jisshyu

Filosofia (porque consistência é fruto do exercício e combate no campo do pensamento)

- Mestre Nagasawa Jisshyu
- Mestre Luis Fuganti


Um agradecimento especial:

- Ao Grande Mistério e a todas as tradições que guardaram e guardam os seus Segredos.
- Ao Dharma, a grande Lei da Natureza
- Para a mestra das mestras, a querida Ayahuasca e todas as outras plantas mestras
- Ao Sumiruna e a todos os Espíritos guardiões, guias e protetores dos 6 elementos e das 6 direções.
- Aos agentes do Dharma
- À todas as tribos
- Aos meus pais de carne e aos ancestrais que me conferiram o veiculo fisico
- Às sereias doutoras encantadoras
- À mandala humana na qual me filio
- À todas as minhas relações do passado, presente e futuro


PS – sigo pesquisando e praticando o xamanismo e diversos sistemas de cura e de auto - atualizacao, sobretudo ultimamente, o peruano e o mexicano.

PS 2 – A Ayahuasca tem me levado cada vez mais para o Taoísmo antigo em minha identidade espiritual. Porem, sigo naturalmente contemplando cuidadosamente o processo sinérgico de algumas linhas de maneira a potencializar o “veiculo”. Neste sentido me afino com a Escola do Quarto Caminho sistematizado pelo mestre G.I. Gurdjeff onde os conceitos dos mundos, dos circulos externos e internos da humanidade, das leis Cosmicas de 3 e das Oitavas, do Trabalho, unem todas as tradiçoes pelas suas raizes comum: o Absoluto no Sol Central.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eu comecei minha busca nas plantas de poder. apos minha renuncia material fui conduzido ao "taoismo ancestral". hoje aprendi a aliar as duas forças - o taoismo e as plantas de poder - posso dizer que assim encontrei uma harmonia rara. ver, sentir e praticar estas duas fontes, unifica-las e ser conduzido por elas no astral é algo raro entre os irmãos xamas, mediuns,yogues, kundalinis... entre outros tantos caçadores da eterna fonte.

Unknown disse...

Olá sr. Ichiro, achei muito interesante sua proposta de unir o Qigong com uma planta de poder. Gostaria de entrar em contato com o sr. para saber mais a respeito. Muito obrigada, Jade.