quarta-feira, 30 de maio de 2007

O legado de Bodhidharma

Bodhidharma (483D.C. - )

Bodhi: do Sânscrito ou Pali significa desperto.
Dharma: de sua raiz do sânscrito dhr, significando sustentar ou carregar. Um dos significados deste termo seria aquilo que sustenta o Universo, a Lei Cósmica.

Bodhidharma pode então ser traduzido literalmente como aquele que se despertou para as leis Cósmicas.



Segundo a Antologia do Hall dos Patriarcas, em 527 D.C. durante a dinastia Liang, Bodhidharma, o primeiro Patriarca do Zen, visitou o Imperador Wu um fervoroso adepto do budismo.

Em conferencia este então perguntou ao Bodhidharma, "Qual é o sentido mais alto das verdades nobres?”
Bodhidharma respondeu, “Não existem nobres verdades”.
O imperador intrigado lançou outra pergunta, “Quem é este que se encontra em frente a mim?”
Ao que responde impassível Bodhidharma, “Não sei”.
Finalmente, incomodo, o imperador faz a derradeira pergunta, “Quantos méritos eu consegui ordenando monges, construindo monastérios, mandando copiar os sutras e financiando a edificação de imagens de budas?”
- “Nenhum”.

Desde então, o imperador recusou a escutar qualquer coisa que o Bodhidharma teria para lhe dizer apesar deste ter vindo da Índia para tornar-se na China o Primeiro Patriarca do Zen. Ao não reconhecer o Bodhidharma em seu nível espiritual, praticamente o imperador perdeu a chance de estar face a face com uma autentica sumidade do Budismo. Bodhidharma era o 29 patriarca do budismo Mahayana na Índia, sendo o discípulo de Prajnatara dentro da linhagem que descendia direto do próprio Buda.

Desde o episodio com o imperador, algumas versões contam que Bodhidharma se refugia em uma caverna nas montanhas do templo Shaolin para entrar em meditação por 9 anos.

Ao sair, deixa uma caixa aos monges Shaolin na qual continha manuscritos com a instrução para as praticas: Yi Jin Jing (transformação dos músculos e tendões) e Xi Sui Jing (lavagem da medula).

A figura lendária do Bodhidharma atravessa os continentes e os tempos. No Japão, ainda hoje é considerado um herói da cultura popular. A referencia maior é o Zen e o seu legado de praticas psico-energeticas e marciais deixadas aos monges do templo Shaolin.


Porem, apesar da referencia ao Patriarca do Zen, existem muitos registros contraditórios e ate mesmo sobre a ligação do Bodhidharma com o Templo Shaolin. Em um dos registros um autor afirma que na época de Bodhidharma o templo ainda não existia, ou outras referencias que dizem que sua origem na verdade é persa e não hindu.
E assim se passa com estas praticas, não se sabe ao certo a sua real origem, como a origem e as influencias sofridas por documentos tão antigos como a bíblia. Mesmo porque, muitos taoistas e médicos chineses mantinham a fama de terem influenciado a construção destas formas. O ponto importante é a eficácia da pratica e o entendimento da forma.

Objetivo do Yijinjing

O objetivo básico do Yijinjing é tonificar e flexibilizar os músculos e tendões flácidos e enfraquecidos. Os movimentos são ao mesmo tempo suaves e vigorosos. Sua performance convida a uma unidade de vontade, intenção, força, movimentos, respiração e consciência. Músculos e tendões em boas condições, significa melhor forma, resistência, flexibilidade.

- posturas influenciam a estrutura do sistema nervoso
- o estiramento de músculos e tendões afetam os órgãos, articulações, meridianos e o Qi
- as torções afetam o metabolismo e a produção de Jing(liquidos vitais, hormonios).
- a respiração produz e refina o Qi
- a dinâmica do trabalho traz equilíbrio e força ao corpo e a mente(sistema nervoso e espírito)

A mente deve estar livre de pensamentos, ter uma correta e bem disposta atitude, a respiração harmoniosa. O movimento interno e externo coordenado e relaxado. O intento externo é a fortificação, e o interno é a purificação. Unificação do corpo e alma.

Os movimentos são executados em pé e algumas vezes pendendo um pouco pra frente, mas nunca sentado ou deitado.
Os olhos se mantém sempre abertos. Os movimentos são lentos porem tônicos e conscientes. O rosto e o corpo exprimem uma atitude relaxada. Todas as direções da parte superior do corpo estão ativos e em movimento. Todas as partes do corpo trabalham em uníssono.

Existem maneiras distintas de praticar a mesma forma de Yi Jin Jing segundo as condições físicas, o estado de saúde e o horário.

Segundo as formulas verbais da tradição:

- O primeiro ano de treino traz de volta a vitalidade física e mental
- O Segundo ano de treino desenvolve a circulação sanguínea e nutre os meridianos
- O terceiro ano traz flexibilidade aos músculos e nutre os órgãos
- No quarto ano os meridianos estão vigorosos e as vísceras estão plenas
- No quinto ano as medulas estão regeneradas e o cérebro esta pleno de vitalidade

As 5 regras do Yi Jin Jing:

1. Tranqüilo como a água do lago que reflete a luz da lua. A mente calma permite a energia retornar para o interior do corpo.
2. Movimento lento para flexionar os músculos profundamente em máxima extensão e mover o Qi e o sangue
3. A extensão de cada movimento deve chegar ao maximo
4. A eficácia resultante da pausa entre os movimentos na contenção e mantendo a tensão por um longo período de tempo
5. Extensão dos membros e troncos para que o sangue e a energia possa circular livremente e proporcionar uma maior flexibilidade.

Nenhum comentário: