quarta-feira, 30 de maio de 2007

O Zazen em pé

Wang Xiangzhai (24/11/1885 – 12/07/1963)

Nasceu no vilarejo de Wei Jia Cun no distrito de Shen Xian, província de Hebei. Criador do estilo Yi Quan(o Box da intenção, ou da mente) também conhecido como Da Cheng Quan(o Box do grande sucesso). Baseado na arte marcial interna, Xing Yi Quan(Box da forma e da intenção) e de varias outras formas internas junto à pratica da arvore ou o zazen em pé, especialmente utilizado pelos monges shaolin. Wang Xiangzhai possui não só o mérito de sua própria prova da eficácia de sua sistematização como em sua teorização.

“ É sempre o mais corajoso que ganha um combate, por tanto podemos deduzir que a mente tem um papel decisivo nas relações de forças”

O Zazen em pé ou o Qigong Zhang Zhuang

O Yi Quan como muitas técnicas avançadas de Qigong, tem como pratica básica a postura da “arvore” o Zhang Zhuang. E consiste em uma serie de posturas estáticas que estimulam a concentração e o movimento de energia vital dentro de alguns pontos específicos do corpo. Segundo o mestre Wang, “Fortalece o corpo e o sistema nervoso, e particularmente fortalece os músculos, o sangue e, pela regularização da respiração, aumenta a capacidade pulmonar. Em consequencia, desperta as funções instintivas de percepção e respostas aos estímulos externos e internos em um curto espaço de tempo de maneira eficaz”

O trabalho sobre as funções instintivas é o de poder mobilizar recursos energéticos e cognitivos que não esta disponível em situações normais de vida. Estas funções são mobilizadas muitas vezes em circunstancias limites de vida ou morte, como no caso de uma mãe que não exitará em enfrentar um lobo se este esta prestes a comer o seu bebe. Porem, existem 2 outras circunstancias onde se pode mobilizar este recurso de sobrevivência: quando estamos em um estado anormal de consciência, uma espécie de crise de identidade ou fragmentação da consciência; e quando manejamos a mente de uma maneira particular. O primeiro dispositivo se aciona com um estimulo externo. O segundo e o terceiro são estímulos internos, porem o ultimo é controlado pela consciência.

“ A mente nasce do corpo físico, e o corpo físico segue a mente”.

O mecanismo da pratica:
- relaxamento profundo do sistema nervoso central, aceleração sanguínea e do metabolismo.
- Relaxar o corpo ao maximo e estabilizar a mente na concentração.
- Unificação dos músculos.
- Respiração livre, relaxada e fluida para proporcionar uma longa resistência ao corpo.
- Visualizar estar extremamente grande abarcando o céu e a terra.
- Indiferenciação entre a pratica e o repouso.

As 5 palavras chave:

1. Shen: a mente não se expõe ao exterior.
2. Xing: a forma é harmoniosa.
3. Yi: a intenção resta oculta.
4. Qi: a energia preenche todo o corpo
5. Li: a força é equilibrada
6. Sheng: o som reverbera no interior

Nenhum comentário: