domingo, 27 de maio de 2007

Qigong Guerreiro

“Qi Gong Guerreiro - Trabalho com Energia”

Força, Resistência, Concentração e Cura

“Transformação dos músculos/tendões e o fortalecimento dos 3 corpos”


O Qigong Guerreiro é o manejo de energia desde a perspectiva de um(a) guerreir(o)a. Ou seja, a enfatiza-se o desenvolvimento de diversos aspectos de seus atributos: a força, a resistência, a tenacidade, a paciência, o auto-controle, a humildade, a sobriedade e a disciplina, mas sobretudo na consciência da possibilidade iminente da finitude de um estado particular do Espírito em seus veículos corpóreos. A morte então é confrontada em diversos aspectos com o fim de acessar, pela sobriedade, aspectos mais nobres do Ser. Por outro lado, o(a) Guerreiro(a) ira aprender a manejar potencialidades arcaicas e instintivas que emergem em situações limite. Em situações onde a sobrevivência entra em jogo dentro de um espaço de tempo ínfimo. O eixo neuro-glandular(Shen-Jin), então, se ativa inibindo a mente racional e mobiliza uma enorme quantidade de energia.

Diversas tradições de guerreiros do mundo foram sistematizando trabalhos psicofísicos com o proposito de faser face a situações limites. Particularmente contemplo e me inspiro nas tradições do Japão, da China, da Índia, dos Nativos Norte Americanos e do México antigo, este ultimo, dentro do contexto Tolteca, amplamente divulgado por Carlos Castaneda.
Em todas estas tradições, em uma situação critica onde a pirâmide das necessidades humanas se reduz a milímetros acima do chão, qualquer excesso no gasto de energia, por ser fatal, é inadmissível. Chega-se ao ponto de reconfigurar todo o sistema psicofísico e socioeconômico para que este opere a um gasto mínimo. Como a própria Natureza que em sua dinâmica arquitetural sempre estrutura-se de forma que tenha um maximo de eficiência com um mínimo de gasto.
Historicamente, os guerreiros eram sobretudo homens pela obvia razão do atributo de força física masculina. Porem o que proponho é estar trabalhando o Espírito do guerreiro. Este que forja a sua vontade para sobrepujar os obstáculos da mente e do corpo, e todas as dificuldades que a vida traz em cada fase evolutiva. Este que não se deixa vencer pelas fraquezas do corpo e da alma, não se afunda em sentimentos de auto piedade e nem se infla em sentimentos de auto-importancia. Ou mesmo este que apesar do mundo todo ter desabado a sua volta ainda pode reconhecer a sutil beleza do grande Mistério do Universo. Neste sentido o trabalho não se limita a gêneros.


No próximo Sábado, 02/06/07, estarei abrindo um workshop em homenagem sobretudo ao Patriarca do Zen, o Bodhidharma. O misterioso personagem que trouxe o Dhyana para tornar-se Chan na China e Zen no Japão. Transmitiu algumas técnicas psico-energeticas para fortalecerem os monges do lendário templo de Shaolin. Entre eles os mais conhecidos são: Yi Jin Jing ou transformação dos músculos e tendões, e Xi Sui Jing lavagem da medula óssea e limpeza do sistema neural. Neste sábado, iremos estar trabalhando inspirado em uma das interpretações da forma do Yi Jin Jing, pois esta é uma técnica rigorosa que necessita de 100 dias em total isolamento para a sua conclusão.
Logo, iremos estar trabalhando o Qigong Zhang Zhuang, também conhecido em alguns círculos como o Zazen de pé. Este foi sistematizado em meados do século 20 pelo mestre Wang Xiangzhai. Apesar de sua aparente simplicidade é um dos sistemas de Qigong mais eficazes para se treinar a energia e estimular os sistema límbico, o cérebro mamaliano, e o sistema reptiliano. Ambos responsáveis pelo circuito de percepção instintiva e rápida resposta neuro-somatica.
Finalmente, depois de tanto trabalho de caráter Yang, entraremos no processo de limpeza psicofísica pela técnica de lava-pés resgatado por Libre. Um monge cristão espanhol que apos passar por todas as misérias possíveis em sua vida, em outras palavras, Libre era cego e nasceu em condições econômicas precárias. apos encontrar um peregrino desconhecido que lhe passou esta pratica, começou a entrar em um processo de limpeza profunda e um subseqüente despertar espiritual.



Objetivo

Trabalhar o aumento de força e resistência física e mental,
a concentração sustentada e a limpeza psicofísica



Conteúdo teórico:

• O principio do trabalho sobre os músculos e tendões
• Fisiologia e anatomia do músculo/tendão: a relação com o aquecedor médio (Baço/estômago e fígado/vesícula ) e a conexão com o centro energético
- Eixo: fígado -coração/tendão - sangue.
• O Zhang Zhuang em 3 níveis e os detalhes fundamentais
• Os 3 tempos do controle respiratório e as 3 regelações
• A marcha do poder (técnica de produção e acumulação de energia em marcha)
• Recuperação e esfriamento
• O Lava Pés, o processo de limpeza emocional e o trabalho sobre o Sistema Nervoso Central
• O Espírito Guerreiro
• Circuito neuro-glandular do estado de espírito do guerreiro (luta ou fuga)
• O fígado como centro de energia
• A raiva e o medo instintivo como energias de ativação neuro-glandular

Programa 9:30 – 19:30

09:30 – 12:30

- Auto limpeza energética
- Introdução ao espírito guerreiro e a referencia as 3 fontes: Bodhidharma, Wang Xiang Zhai, Libre
- O principio do trabalho sobre os músculos e tendões
- Fisiologia e anatomia do músculo/tendão: a relação com o aquecedor médio (Baço/estômago e fígado/vesícula ) e a conexão com o centro energético
- Eixo: fígado - coração/tendão - sangue.
- Entrada no “estado de Qigong”:
a. Alinhamento em 3 fases
b. Os 3 tempos do controle respiratório e as 3 regulações
- Zhang Zhuan limpeza




14:30 – 16:00

- Circuito neuro-glandular(sistema límbico) da situação limite (luta ou fuga)
- A raiva e o medo instintivo como energias de ativação neuro-glandular
- O Zhang Zhuang em 3 níveis e os detalhes fundamentais
- Marcha de poder

16:15 – 18:00

- O fígado como centro de energia
- Preparação: massagem aquecedor médio e tendões
- Serie Yi Jin Jing, transformação de músculos e tendões


18:15 – 19:30

- A Arte do Lava Pés
- Concentração Zazen
- Fechamento


Lugar: Espaço Francisco
Rua Arapiraca, 365 – Vila Madalena
Investimento: RS$ 250,00 (8 horas+material didático)

Info e inscrições:
9231 7599
wairaruna@gmail.com
c/ Ichiro

Nenhum comentário: