domingo, 27 de maio de 2007

Workshop Qi Gong Guerreiro - S.Paulo 02/05/07

“Qi Gong Guerreiro - Trabalho com Energia”

"Força, Resistência, Concentração e Cura"

“Transformação dos músculos/tendões e o fortalecimento dos 3 corpos”


O Qigong Guerreiro é o manejo de energia da perspectiva de um(a) guerreir(o)a. Ou seja, enfatiza-se o desenvolvimento de diversos aspectos dos atributos do Guerreiro: a força, a resistência, a tenacidade, a paciência, o auto-controle, a humildade, a sobriedade e a disciplina, mas sobretudo a consciência da possibilidade iminente da finitude de um estado particular do Espírito em seus veículos corpóreos. Na pratica do Guerreiro a morte então é confrontada em diversos aspectos com o fim de acessar, pela sobriedade, aspectos mais nobres do Ser. Por outro lado, o(a) Guerreiro(a) ira aprender a manejar potencialidades arcaicas e instintivas que emergem em situações limite. Em situações onde a sobrevivência entra em jogo dentro de um espaço de tempo ínfimo. O eixo neuro-glandular(Shen-Jin), então, se ativa inibindo a mente racional e mobiliza uma enorme quantidade de energia.
Diversas tradições de guerreiros do mundo foram sistematizando trabalhos psicofísicos. Particularmente contemplo as tradições do Japão, da China, da Índia, dos Nativos Norte Americanos e do México antigo, este ultimo, dentro do contexto Tolteca, amplamente divulgado por Carlos Castaneda.
Em todas estas tradições, uma situação critica, onde a pirâmide das necessidades humanas se reduz a milímetros acima do chão, qualquer excesso no gasto de energia, por ser fatal, é inadmissível. Chega-se ao ponto de reconfigurar todo o sistema psicofísico e socioeconômico para que este opere a um gasto mínimo. Como a própria Natureza que em sua dinâmica arquitetural sempre estrutura-se de forma que tenha um maximo de eficiência com um mínimo de gasto.
Historicamente, os guerreiros eram sobretudo homens pela obvia razão de possuírem uma força física superior ao sexo feminino. Porem por ser esta proposta o trabalho com o Espírito do Guerreiro não existe limitação nas praticas para o sexo feminino. Muito pelo contrario, muitas vezes, as mulheres se mostram mais guerreiras que os homens.
O Espírito Guerreiro é este que forja a sua vontade para sobrepujar os obstáculos da mente e do corpo, e todas as dificuldades que a vida traz em cada fase evolutiva. Este que não se deixa vencer pelas fraquezas do corpo e da alma, não se afunda em sentimentos de auto piedade e nem se infla em sentimentos de auto-importancia. Ou este que apesar do mundo todo ter desabado a sua volta ainda pode reconhecer a sutil beleza do grande Mistério do Universo.


No próximo Sábado, 02/06/07, estaremos facilitando um workshop em homenagem sobretudo ao Patriarca do Zen, o Bodhidharma. Aquele misterioso personagem que trouxe o Dhyana para tornar-se Chan na China e Zen no Japão. Transmitiu algumas técnicas psico-energeticas para fortalecerem os monges do lendário templo de Shaolin. Entre eles os mais conhecidos são: Yi Jin Jing ou transformação dos músculos e tendões, e Xi Sui Jing lavagem da medula óssea e limpeza do sistema neural. Neste sábado, iremos estar trabalhando inspirado em uma das interpretações da forma do Yi Jin Jing. Inspirado por ser esta uma técnica rigorosa que necessita 100 dias em total isolamento para a sua conclusão.
Logo, iremos estar trabalhando o Qigong Zhang Zhuang, também conhecido em alguns círculos como o Zazen de pé. Este foi sistematizado em meados do século 20 pelo mestre Wang Xiangzhai. Apesar de sua aparente simplicidade é um dos sistemas de Qigong mais eficazes para se treinar a energia e estimular os sistema límbico, o cérebro mamaliano, e o sistema reptiliano. Ambos responsáveis pelo circuito de percepção instintiva e rápida resposta neuro-somatica.
Finalmente, depois de tanto trabalho de caráter Yang, entraremos no processo de limpeza psicofísica pela técnica de lava-pés resgatado por Libre. Um monge cristão espanhol que apos passar por todas as misérias possíveis em sua vida, quer dizer, Libre era cego e nasceu em condições econômicas precárias. apos encontrar um peregrino desconhecido que lhe passou esta pratica, começou a entrar em um processo de limpeza profunda e um subseqüente despertar espiritual.





"Objetivo:

Trabalhar o aumento de força e resistência física e mental, concentração sustentada e limpeza psicofísica


Conteúdo teórico:

- O principio do trabalho sobre os músculos e tendões.
- Fisiologia e anatomia do músculo/tendão: a relação com o aquecedor médio (Baço/estômago e fígado/vesícula ) e a conexão com o centro energético
- Eixo: fígado -coração/tendão - sangue.
- O Zhang Zhuang em 3 níveis e os detalhes fundamentais
- Os 3 tempos do controle respiratório e as 3 regulações
- A marcha do poder (técnica de produção e acumulação de energia em marcha)
- Recuperação e esfriamento
- O Lava Pés, o processo de limpeza emocional e o trabalho sobre o Sistema Nervoso Central
- O espírito guerreiro
- Circuito neuro-glandular do estado de espírito do guerreiro (luta ou fuga)
- O fígado como centro de energia
- A raiva e o medo instintivo como energias de ativação neuro-glandular<

Programa 9:30 – 19:30

09:30 – 12:30

- Auto limpeza energética
- Introdução ao espírito guerreiro e a referencia as 3 fontes: Bodhidharma, Wang Xiang Zhai, Libre
- O principio do trabalho sobre os músculos e tendões
- Fisiologia e anatomia do músculo/tendão: a relação com o aquecedor médio (Baço/estômago e fígado/vesícula ) e a conexão com o centro energético
- Eixo: fígado - coração/tendão - sangue.
- Entrada no “estado de Qigong”: 1. Alinhamento em 3 fases; 2. Os 3 tempos do controle respiratório e as 3 regulações
- Zhang Zhuan limpeza



14:30 – 16:00

- Circuito neuro-glandular(sistema límbico) da situação limite (luta ou fuga)
- A raiva e o medo instintivo como energias de ativação neuro-glandular
- O Zhang Zhuang em 3 níveis e os detalhes fundamentais
- Marcha de poder

16:15 – 18:00

- O fígado como centro de energia
- Preparação: massagem aquecedor médio e tendões
- Serie Yi Jin Jing, transformação de músculos e tendões

18:15 – 19:30

- A Arte do Lava Pés
- Concentração Zazen
- Fechamento


Lugar: Clinica Francisco
Rua Arapiraca, 365 – Vila Madalena
Investimento: RS$ 250,00 (8 horas+material didático)

Info e inscrições:
9231 7599
wairaruna@gmail.com
c/ Ichiro

Nenhum comentário: