quarta-feira, 30 de maio de 2007

O Zazen em pé

Wang Xiangzhai (24/11/1885 – 12/07/1963)

Nasceu no vilarejo de Wei Jia Cun no distrito de Shen Xian, província de Hebei. Criador do estilo Yi Quan(o Box da intenção, ou da mente) também conhecido como Da Cheng Quan(o Box do grande sucesso). Baseado na arte marcial interna, Xing Yi Quan(Box da forma e da intenção) e de varias outras formas internas junto à pratica da arvore ou o zazen em pé, especialmente utilizado pelos monges shaolin. Wang Xiangzhai possui não só o mérito de sua própria prova da eficácia de sua sistematização como em sua teorização.

“ É sempre o mais corajoso que ganha um combate, por tanto podemos deduzir que a mente tem um papel decisivo nas relações de forças”

O Zazen em pé ou o Qigong Zhang Zhuang

O Yi Quan como muitas técnicas avançadas de Qigong, tem como pratica básica a postura da “arvore” o Zhang Zhuang. E consiste em uma serie de posturas estáticas que estimulam a concentração e o movimento de energia vital dentro de alguns pontos específicos do corpo. Segundo o mestre Wang, “Fortalece o corpo e o sistema nervoso, e particularmente fortalece os músculos, o sangue e, pela regularização da respiração, aumenta a capacidade pulmonar. Em consequencia, desperta as funções instintivas de percepção e respostas aos estímulos externos e internos em um curto espaço de tempo de maneira eficaz”

O trabalho sobre as funções instintivas é o de poder mobilizar recursos energéticos e cognitivos que não esta disponível em situações normais de vida. Estas funções são mobilizadas muitas vezes em circunstancias limites de vida ou morte, como no caso de uma mãe que não exitará em enfrentar um lobo se este esta prestes a comer o seu bebe. Porem, existem 2 outras circunstancias onde se pode mobilizar este recurso de sobrevivência: quando estamos em um estado anormal de consciência, uma espécie de crise de identidade ou fragmentação da consciência; e quando manejamos a mente de uma maneira particular. O primeiro dispositivo se aciona com um estimulo externo. O segundo e o terceiro são estímulos internos, porem o ultimo é controlado pela consciência.

“ A mente nasce do corpo físico, e o corpo físico segue a mente”.

O mecanismo da pratica:
- relaxamento profundo do sistema nervoso central, aceleração sanguínea e do metabolismo.
- Relaxar o corpo ao maximo e estabilizar a mente na concentração.
- Unificação dos músculos.
- Respiração livre, relaxada e fluida para proporcionar uma longa resistência ao corpo.
- Visualizar estar extremamente grande abarcando o céu e a terra.
- Indiferenciação entre a pratica e o repouso.

As 5 palavras chave:

1. Shen: a mente não se expõe ao exterior.
2. Xing: a forma é harmoniosa.
3. Yi: a intenção resta oculta.
4. Qi: a energia preenche todo o corpo
5. Li: a força é equilibrada
6. Sheng: o som reverbera no interior

O legado de Bodhidharma

Bodhidharma (483D.C. - )

Bodhi: do Sânscrito ou Pali significa desperto.
Dharma: de sua raiz do sânscrito dhr, significando sustentar ou carregar. Um dos significados deste termo seria aquilo que sustenta o Universo, a Lei Cósmica.

Bodhidharma pode então ser traduzido literalmente como aquele que se despertou para as leis Cósmicas.



Segundo a Antologia do Hall dos Patriarcas, em 527 D.C. durante a dinastia Liang, Bodhidharma, o primeiro Patriarca do Zen, visitou o Imperador Wu um fervoroso adepto do budismo.

Em conferencia este então perguntou ao Bodhidharma, "Qual é o sentido mais alto das verdades nobres?”
Bodhidharma respondeu, “Não existem nobres verdades”.
O imperador intrigado lançou outra pergunta, “Quem é este que se encontra em frente a mim?”
Ao que responde impassível Bodhidharma, “Não sei”.
Finalmente, incomodo, o imperador faz a derradeira pergunta, “Quantos méritos eu consegui ordenando monges, construindo monastérios, mandando copiar os sutras e financiando a edificação de imagens de budas?”
- “Nenhum”.

Desde então, o imperador recusou a escutar qualquer coisa que o Bodhidharma teria para lhe dizer apesar deste ter vindo da Índia para tornar-se na China o Primeiro Patriarca do Zen. Ao não reconhecer o Bodhidharma em seu nível espiritual, praticamente o imperador perdeu a chance de estar face a face com uma autentica sumidade do Budismo. Bodhidharma era o 29 patriarca do budismo Mahayana na Índia, sendo o discípulo de Prajnatara dentro da linhagem que descendia direto do próprio Buda.

Desde o episodio com o imperador, algumas versões contam que Bodhidharma se refugia em uma caverna nas montanhas do templo Shaolin para entrar em meditação por 9 anos.

Ao sair, deixa uma caixa aos monges Shaolin na qual continha manuscritos com a instrução para as praticas: Yi Jin Jing (transformação dos músculos e tendões) e Xi Sui Jing (lavagem da medula).

A figura lendária do Bodhidharma atravessa os continentes e os tempos. No Japão, ainda hoje é considerado um herói da cultura popular. A referencia maior é o Zen e o seu legado de praticas psico-energeticas e marciais deixadas aos monges do templo Shaolin.


Porem, apesar da referencia ao Patriarca do Zen, existem muitos registros contraditórios e ate mesmo sobre a ligação do Bodhidharma com o Templo Shaolin. Em um dos registros um autor afirma que na época de Bodhidharma o templo ainda não existia, ou outras referencias que dizem que sua origem na verdade é persa e não hindu.
E assim se passa com estas praticas, não se sabe ao certo a sua real origem, como a origem e as influencias sofridas por documentos tão antigos como a bíblia. Mesmo porque, muitos taoistas e médicos chineses mantinham a fama de terem influenciado a construção destas formas. O ponto importante é a eficácia da pratica e o entendimento da forma.

Objetivo do Yijinjing

O objetivo básico do Yijinjing é tonificar e flexibilizar os músculos e tendões flácidos e enfraquecidos. Os movimentos são ao mesmo tempo suaves e vigorosos. Sua performance convida a uma unidade de vontade, intenção, força, movimentos, respiração e consciência. Músculos e tendões em boas condições, significa melhor forma, resistência, flexibilidade.

- posturas influenciam a estrutura do sistema nervoso
- o estiramento de músculos e tendões afetam os órgãos, articulações, meridianos e o Qi
- as torções afetam o metabolismo e a produção de Jing(liquidos vitais, hormonios).
- a respiração produz e refina o Qi
- a dinâmica do trabalho traz equilíbrio e força ao corpo e a mente(sistema nervoso e espírito)

A mente deve estar livre de pensamentos, ter uma correta e bem disposta atitude, a respiração harmoniosa. O movimento interno e externo coordenado e relaxado. O intento externo é a fortificação, e o interno é a purificação. Unificação do corpo e alma.

Os movimentos são executados em pé e algumas vezes pendendo um pouco pra frente, mas nunca sentado ou deitado.
Os olhos se mantém sempre abertos. Os movimentos são lentos porem tônicos e conscientes. O rosto e o corpo exprimem uma atitude relaxada. Todas as direções da parte superior do corpo estão ativos e em movimento. Todas as partes do corpo trabalham em uníssono.

Existem maneiras distintas de praticar a mesma forma de Yi Jin Jing segundo as condições físicas, o estado de saúde e o horário.

Segundo as formulas verbais da tradição:

- O primeiro ano de treino traz de volta a vitalidade física e mental
- O Segundo ano de treino desenvolve a circulação sanguínea e nutre os meridianos
- O terceiro ano traz flexibilidade aos músculos e nutre os órgãos
- No quarto ano os meridianos estão vigorosos e as vísceras estão plenas
- No quinto ano as medulas estão regeneradas e o cérebro esta pleno de vitalidade

As 5 regras do Yi Jin Jing:

1. Tranqüilo como a água do lago que reflete a luz da lua. A mente calma permite a energia retornar para o interior do corpo.
2. Movimento lento para flexionar os músculos profundamente em máxima extensão e mover o Qi e o sangue
3. A extensão de cada movimento deve chegar ao maximo
4. A eficácia resultante da pausa entre os movimentos na contenção e mantendo a tensão por um longo período de tempo
5. Extensão dos membros e troncos para que o sangue e a energia possa circular livremente e proporcionar uma maior flexibilidade.

domingo, 27 de maio de 2007

Workshop Qi Gong Guerreiro - S.Paulo 02/05/07

“Qi Gong Guerreiro - Trabalho com Energia”

"Força, Resistência, Concentração e Cura"

“Transformação dos músculos/tendões e o fortalecimento dos 3 corpos”


O Qigong Guerreiro é o manejo de energia da perspectiva de um(a) guerreir(o)a. Ou seja, enfatiza-se o desenvolvimento de diversos aspectos dos atributos do Guerreiro: a força, a resistência, a tenacidade, a paciência, o auto-controle, a humildade, a sobriedade e a disciplina, mas sobretudo a consciência da possibilidade iminente da finitude de um estado particular do Espírito em seus veículos corpóreos. Na pratica do Guerreiro a morte então é confrontada em diversos aspectos com o fim de acessar, pela sobriedade, aspectos mais nobres do Ser. Por outro lado, o(a) Guerreiro(a) ira aprender a manejar potencialidades arcaicas e instintivas que emergem em situações limite. Em situações onde a sobrevivência entra em jogo dentro de um espaço de tempo ínfimo. O eixo neuro-glandular(Shen-Jin), então, se ativa inibindo a mente racional e mobiliza uma enorme quantidade de energia.
Diversas tradições de guerreiros do mundo foram sistematizando trabalhos psicofísicos. Particularmente contemplo as tradições do Japão, da China, da Índia, dos Nativos Norte Americanos e do México antigo, este ultimo, dentro do contexto Tolteca, amplamente divulgado por Carlos Castaneda.
Em todas estas tradições, uma situação critica, onde a pirâmide das necessidades humanas se reduz a milímetros acima do chão, qualquer excesso no gasto de energia, por ser fatal, é inadmissível. Chega-se ao ponto de reconfigurar todo o sistema psicofísico e socioeconômico para que este opere a um gasto mínimo. Como a própria Natureza que em sua dinâmica arquitetural sempre estrutura-se de forma que tenha um maximo de eficiência com um mínimo de gasto.
Historicamente, os guerreiros eram sobretudo homens pela obvia razão de possuírem uma força física superior ao sexo feminino. Porem por ser esta proposta o trabalho com o Espírito do Guerreiro não existe limitação nas praticas para o sexo feminino. Muito pelo contrario, muitas vezes, as mulheres se mostram mais guerreiras que os homens.
O Espírito Guerreiro é este que forja a sua vontade para sobrepujar os obstáculos da mente e do corpo, e todas as dificuldades que a vida traz em cada fase evolutiva. Este que não se deixa vencer pelas fraquezas do corpo e da alma, não se afunda em sentimentos de auto piedade e nem se infla em sentimentos de auto-importancia. Ou este que apesar do mundo todo ter desabado a sua volta ainda pode reconhecer a sutil beleza do grande Mistério do Universo.


No próximo Sábado, 02/06/07, estaremos facilitando um workshop em homenagem sobretudo ao Patriarca do Zen, o Bodhidharma. Aquele misterioso personagem que trouxe o Dhyana para tornar-se Chan na China e Zen no Japão. Transmitiu algumas técnicas psico-energeticas para fortalecerem os monges do lendário templo de Shaolin. Entre eles os mais conhecidos são: Yi Jin Jing ou transformação dos músculos e tendões, e Xi Sui Jing lavagem da medula óssea e limpeza do sistema neural. Neste sábado, iremos estar trabalhando inspirado em uma das interpretações da forma do Yi Jin Jing. Inspirado por ser esta uma técnica rigorosa que necessita 100 dias em total isolamento para a sua conclusão.
Logo, iremos estar trabalhando o Qigong Zhang Zhuang, também conhecido em alguns círculos como o Zazen de pé. Este foi sistematizado em meados do século 20 pelo mestre Wang Xiangzhai. Apesar de sua aparente simplicidade é um dos sistemas de Qigong mais eficazes para se treinar a energia e estimular os sistema límbico, o cérebro mamaliano, e o sistema reptiliano. Ambos responsáveis pelo circuito de percepção instintiva e rápida resposta neuro-somatica.
Finalmente, depois de tanto trabalho de caráter Yang, entraremos no processo de limpeza psicofísica pela técnica de lava-pés resgatado por Libre. Um monge cristão espanhol que apos passar por todas as misérias possíveis em sua vida, quer dizer, Libre era cego e nasceu em condições econômicas precárias. apos encontrar um peregrino desconhecido que lhe passou esta pratica, começou a entrar em um processo de limpeza profunda e um subseqüente despertar espiritual.





"Objetivo:

Trabalhar o aumento de força e resistência física e mental, concentração sustentada e limpeza psicofísica


Conteúdo teórico:

- O principio do trabalho sobre os músculos e tendões.
- Fisiologia e anatomia do músculo/tendão: a relação com o aquecedor médio (Baço/estômago e fígado/vesícula ) e a conexão com o centro energético
- Eixo: fígado -coração/tendão - sangue.
- O Zhang Zhuang em 3 níveis e os detalhes fundamentais
- Os 3 tempos do controle respiratório e as 3 regulações
- A marcha do poder (técnica de produção e acumulação de energia em marcha)
- Recuperação e esfriamento
- O Lava Pés, o processo de limpeza emocional e o trabalho sobre o Sistema Nervoso Central
- O espírito guerreiro
- Circuito neuro-glandular do estado de espírito do guerreiro (luta ou fuga)
- O fígado como centro de energia
- A raiva e o medo instintivo como energias de ativação neuro-glandular<

Programa 9:30 – 19:30

09:30 – 12:30

- Auto limpeza energética
- Introdução ao espírito guerreiro e a referencia as 3 fontes: Bodhidharma, Wang Xiang Zhai, Libre
- O principio do trabalho sobre os músculos e tendões
- Fisiologia e anatomia do músculo/tendão: a relação com o aquecedor médio (Baço/estômago e fígado/vesícula ) e a conexão com o centro energético
- Eixo: fígado - coração/tendão - sangue.
- Entrada no “estado de Qigong”: 1. Alinhamento em 3 fases; 2. Os 3 tempos do controle respiratório e as 3 regulações
- Zhang Zhuan limpeza



14:30 – 16:00

- Circuito neuro-glandular(sistema límbico) da situação limite (luta ou fuga)
- A raiva e o medo instintivo como energias de ativação neuro-glandular
- O Zhang Zhuang em 3 níveis e os detalhes fundamentais
- Marcha de poder

16:15 – 18:00

- O fígado como centro de energia
- Preparação: massagem aquecedor médio e tendões
- Serie Yi Jin Jing, transformação de músculos e tendões

18:15 – 19:30

- A Arte do Lava Pés
- Concentração Zazen
- Fechamento


Lugar: Clinica Francisco
Rua Arapiraca, 365 – Vila Madalena
Investimento: RS$ 250,00 (8 horas+material didático)

Info e inscrições:
9231 7599
wairaruna@gmail.com
c/ Ichiro

Qigong Guerreiro

“Qi Gong Guerreiro - Trabalho com Energia”

Força, Resistência, Concentração e Cura

“Transformação dos músculos/tendões e o fortalecimento dos 3 corpos”


O Qigong Guerreiro é o manejo de energia desde a perspectiva de um(a) guerreir(o)a. Ou seja, a enfatiza-se o desenvolvimento de diversos aspectos de seus atributos: a força, a resistência, a tenacidade, a paciência, o auto-controle, a humildade, a sobriedade e a disciplina, mas sobretudo na consciência da possibilidade iminente da finitude de um estado particular do Espírito em seus veículos corpóreos. A morte então é confrontada em diversos aspectos com o fim de acessar, pela sobriedade, aspectos mais nobres do Ser. Por outro lado, o(a) Guerreiro(a) ira aprender a manejar potencialidades arcaicas e instintivas que emergem em situações limite. Em situações onde a sobrevivência entra em jogo dentro de um espaço de tempo ínfimo. O eixo neuro-glandular(Shen-Jin), então, se ativa inibindo a mente racional e mobiliza uma enorme quantidade de energia.

Diversas tradições de guerreiros do mundo foram sistematizando trabalhos psicofísicos com o proposito de faser face a situações limites. Particularmente contemplo e me inspiro nas tradições do Japão, da China, da Índia, dos Nativos Norte Americanos e do México antigo, este ultimo, dentro do contexto Tolteca, amplamente divulgado por Carlos Castaneda.
Em todas estas tradições, em uma situação critica onde a pirâmide das necessidades humanas se reduz a milímetros acima do chão, qualquer excesso no gasto de energia, por ser fatal, é inadmissível. Chega-se ao ponto de reconfigurar todo o sistema psicofísico e socioeconômico para que este opere a um gasto mínimo. Como a própria Natureza que em sua dinâmica arquitetural sempre estrutura-se de forma que tenha um maximo de eficiência com um mínimo de gasto.
Historicamente, os guerreiros eram sobretudo homens pela obvia razão do atributo de força física masculina. Porem o que proponho é estar trabalhando o Espírito do guerreiro. Este que forja a sua vontade para sobrepujar os obstáculos da mente e do corpo, e todas as dificuldades que a vida traz em cada fase evolutiva. Este que não se deixa vencer pelas fraquezas do corpo e da alma, não se afunda em sentimentos de auto piedade e nem se infla em sentimentos de auto-importancia. Ou mesmo este que apesar do mundo todo ter desabado a sua volta ainda pode reconhecer a sutil beleza do grande Mistério do Universo. Neste sentido o trabalho não se limita a gêneros.


No próximo Sábado, 02/06/07, estarei abrindo um workshop em homenagem sobretudo ao Patriarca do Zen, o Bodhidharma. O misterioso personagem que trouxe o Dhyana para tornar-se Chan na China e Zen no Japão. Transmitiu algumas técnicas psico-energeticas para fortalecerem os monges do lendário templo de Shaolin. Entre eles os mais conhecidos são: Yi Jin Jing ou transformação dos músculos e tendões, e Xi Sui Jing lavagem da medula óssea e limpeza do sistema neural. Neste sábado, iremos estar trabalhando inspirado em uma das interpretações da forma do Yi Jin Jing, pois esta é uma técnica rigorosa que necessita de 100 dias em total isolamento para a sua conclusão.
Logo, iremos estar trabalhando o Qigong Zhang Zhuang, também conhecido em alguns círculos como o Zazen de pé. Este foi sistematizado em meados do século 20 pelo mestre Wang Xiangzhai. Apesar de sua aparente simplicidade é um dos sistemas de Qigong mais eficazes para se treinar a energia e estimular os sistema límbico, o cérebro mamaliano, e o sistema reptiliano. Ambos responsáveis pelo circuito de percepção instintiva e rápida resposta neuro-somatica.
Finalmente, depois de tanto trabalho de caráter Yang, entraremos no processo de limpeza psicofísica pela técnica de lava-pés resgatado por Libre. Um monge cristão espanhol que apos passar por todas as misérias possíveis em sua vida, em outras palavras, Libre era cego e nasceu em condições econômicas precárias. apos encontrar um peregrino desconhecido que lhe passou esta pratica, começou a entrar em um processo de limpeza profunda e um subseqüente despertar espiritual.



Objetivo

Trabalhar o aumento de força e resistência física e mental,
a concentração sustentada e a limpeza psicofísica



Conteúdo teórico:

• O principio do trabalho sobre os músculos e tendões
• Fisiologia e anatomia do músculo/tendão: a relação com o aquecedor médio (Baço/estômago e fígado/vesícula ) e a conexão com o centro energético
- Eixo: fígado -coração/tendão - sangue.
• O Zhang Zhuang em 3 níveis e os detalhes fundamentais
• Os 3 tempos do controle respiratório e as 3 regelações
• A marcha do poder (técnica de produção e acumulação de energia em marcha)
• Recuperação e esfriamento
• O Lava Pés, o processo de limpeza emocional e o trabalho sobre o Sistema Nervoso Central
• O Espírito Guerreiro
• Circuito neuro-glandular do estado de espírito do guerreiro (luta ou fuga)
• O fígado como centro de energia
• A raiva e o medo instintivo como energias de ativação neuro-glandular

Programa 9:30 – 19:30

09:30 – 12:30

- Auto limpeza energética
- Introdução ao espírito guerreiro e a referencia as 3 fontes: Bodhidharma, Wang Xiang Zhai, Libre
- O principio do trabalho sobre os músculos e tendões
- Fisiologia e anatomia do músculo/tendão: a relação com o aquecedor médio (Baço/estômago e fígado/vesícula ) e a conexão com o centro energético
- Eixo: fígado - coração/tendão - sangue.
- Entrada no “estado de Qigong”:
a. Alinhamento em 3 fases
b. Os 3 tempos do controle respiratório e as 3 regulações
- Zhang Zhuan limpeza




14:30 – 16:00

- Circuito neuro-glandular(sistema límbico) da situação limite (luta ou fuga)
- A raiva e o medo instintivo como energias de ativação neuro-glandular
- O Zhang Zhuang em 3 níveis e os detalhes fundamentais
- Marcha de poder

16:15 – 18:00

- O fígado como centro de energia
- Preparação: massagem aquecedor médio e tendões
- Serie Yi Jin Jing, transformação de músculos e tendões


18:15 – 19:30

- A Arte do Lava Pés
- Concentração Zazen
- Fechamento


Lugar: Espaço Francisco
Rua Arapiraca, 365 – Vila Madalena
Investimento: RS$ 250,00 (8 horas+material didático)

Info e inscrições:
9231 7599
wairaruna@gmail.com
c/ Ichiro