segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Cosmovisão do Xamanismo da Selva Amazônica e o processo iniciatico da Dieta





A cosmovisão xamanica da Amazônia peruana ehh composta basicamente de 3 elementos, a tríade : selva, as plantas e o mundo dos espíritos. A selva, eh a Mae, o habitat de onde surge o conhecimento que permite a harmonização na convivência com ela mesma com as suas medicinas. O curandeiro, ou a curandeira, estabelece uma relação privilegiada com as suas forças que pulsam através dos reinos dos animais e plantas, no tempo dos espaços da floresta, das canoas, dos  quilômetros de estradas de terra em selva adentro. Estas forças, em realidade, são reconhecidas no Xamanismo como múltiplas manifestações de uma única força regente.

Eh dentro desta relação entre o homem e o seu habitat selvático natural que se desenvolveu a medicina tradicional na necessidade de transpor os frios, os insetos e animais para poder cumprir com o seu labor diário. A dieta dentro da tradição vegetalista, eh parte da herança desta tecnologia integral, contemplando a cura do corpo, da mente e do espirito. Ehh uma sofisiticada tecnologia onde @ curandeir@ recebe o seu conhecimento de cura e aprende sobre as Leis do Universo. Ehh neste contexto que @ curandeir@ se torna homem ou mulher de conhecimento.

Aspectos Chaves

Como parte da estrutura da dieta,  de maneira geral se minimiza ao máximo os sentidos. Corta se o sal, o açúcar e todos os tipos de condimentos. Come-se arroz, Banana-da-Terra sem gosto, Quinoa(ou outros cereais) e eventualmente um peixe pescado no rio. Cada dietante se isola em uma cabana de forma a restringir sua atividade social e abrir-se para a sua relação com os elementos da Natureza.

O corte de sal fara com que se abra o seu campo energético de forma que as plantas ingeridas no período da dieta seja assimilada dentro de um nível profundo, inclusive o energético e espiritual.


Restrições da Dieta

No período da dieta existe um processo gradual de purificação interna e neste processo de integração com a Natureza, vamos tornando-nos extremamente sensíveis.
Por isso eh proibido o uso de qualquer substancia química e tanto menos que tenham um odor forte. Por outro lado eh recomendado minimizar as interações pessoais com outros dietantes já que todos estarão liberando energias de seus processos e muitas vezes purgando toxinas antigas, caso o contrario os dietantes poderão absorver resíduos energéticos de outras pessoas.

Neste período deve se evitar qualquer atividade de “produção”. Eh um período de ócio, do não-fazer, para abrir espaços internos e poder ir penetrando em camadas elementares do Ser. Será permitido nesta dieta, porem, livros de conteúdos relativos `a intensão de trabalho. Dentro do processo, existe uma necessidade de restrição sexual, como masturbação ou a relação que envolve um parceiro.

O centro sexual não só eh um complexo plexo nervoso como parte central de nosso sistema energético de forma a mobilizar uma carga alta de energia que eh necessária requer para o processo de cura. Por outro lado, nele se aloja conteúdos psíquicos inconscientes que ao desprender-se dentro da exposição do contexto da dieta poderá trazer distúrbios psíquicos que prejudicarão o processo de cura. Ao nível xamanico, poderá gerar uma exposição do dietante com o próprio espirito da planta e outros espíritos gerando um efeito adverso buscado pela dieta.

O período da dieta tradicionalmente eh determinado pelo proposito da dieta, da situação de saúde ou clinica do dietante e a planta a ser dietada. Porem nesta adaptação para os propósitos de Ponte de Medicinas iremos estar trabalhando o período de 10 dias que nos permitira trabalhar com 5 cerimonias de Ayahuasca(dia sim, dia não) + ingestão e banho de plantas(diariamente) + praticas de psico-energeticas de Qigong Tântrico.


O Pos-Dieta

Se no período da dieta plantamos as sementes das plantas dietadas, no pos dieta devemos cultiva-las para que possam florescer em alegria e dar frutos de saúde e clareza mental na vida diária.

Restrições:

Açúcar branco, farinha branca, lácteos e picantes: 10 dias
Álcool ,outras substancias psicoativas, sexo: 1 mês

* Ha casos de cruzamento de dieta quando não se respeita a pos dieta onde no melhor dos casos se perde o trabalho da dieta e no pior ha uma intoxicação do complexo corpo, mente e espirito.


Por Ichiro Takahashi
http://qi-syntax.blogspot.com




Nenhum comentário: