quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Arte da Espiritualidade Andina





A Civilização Andina esta entre as 6 civilizacoes raízes de nossa humanidade junto com a Chinesa, Indiana, Babilônica, Egípcia e Centro Americana. Hoje os Qeros são os detentores do legado Inca, o sofisticado império de Tahuantisuyo que cobria dois terços da América do Sul, onde o soberano tinha como função captar a Energia Dinâmica do Universo e redistribui-la para a sua população sob o seu comando.

Este conhecimento de manejo das Energias Cósmicas foi um dos legados mais importantes guardados pelos Xamas Andinos. O trabalho central eh gira ao redor do que se chama de Kausay, a energia viva e dinâmica, pessoal e inteligente que influi diretamente no nível de consciência e de poder pessoal do Xama. Segundo a tradição andina o Universo eh definido como Kausay Pacha(Cosmos), aludindo ao reconhecimento do aspecto Vivo e Inteligente do Universo que a tudo permeia e que dentro do Ser Humano existe de forma latente, a semente Inca.

Em base a esta percepção, a arte espiritual andina traz uma inestimável contribuição no manejo de energias que basicamente se definem em 3 praticas principais: Saminchakuy, Wachakuy e Huchamijuy.

1. Samichakuy ehhh o ato de abrir o campo energético , atrair e permitir o fluxo em si da energia dinâmica do universo de modo que se conecta com a semente interna proporcionando um processo de germinação. Por outro lado, também pode se praticar Samichakuy para descarregar na terra todos os tipos de energia densa dentro do campo energético e no corpo físico. Esta energia tem uma natureza agua, calmante, nutridora que nos deixa mais leves.

2. Saywachakuy: despois de descarregar as energias pesadas, que se torna alimento para Terra, se pede em troca a energia da Terra que se constrói uma coluna de luz de baixo ao alto. Como o leite da Terra que nos nutre e nos atribui de poder pessoal que nos permite manifestar de maneira potenciada os nossos pensamentos na matéria.

Estas duas manobras nos leva ao estado de  Allin Kausay que pode ser traduzido como um estado de bem estar dentro do processo que leva a nossa evolução pessoal onde se vai germinando nossa semente Inca.

3. Juchamijuy: desde então podemos usar o centro energético do umbigo para digerir energias pesadas que é concebida como um olho que nos traz muitas informações sobre o meio ambiente. Primeiro se aprende a situar este centro, a abrir e a fecha-lo. Todo o processo se da através de um ato de intenção dentro de um comando para extrair a energia pesada de outra pessoa e digeri-la no centro do umbigo. Desta forma a energia pesada é descarregada na terra e a leve sobe para posteriormente ser assimilado pelo próprio campo energético. Chegar a esta terceira manobra indica uma conquista a uma autonomia espiritual onde todos os obstáculos na vida se tornam fonte de poder pessoal.

O trabalho segue com as iniciações de Karpay Ayni, baseadas no elemento chave da Cosmovisão Andina de reciprocidade e intercambio de energia e poderes. O fator harmonizador de todas as relações que involucram 2 princípios de aliança: Masintin e Yanantin. O primeiro se da entre fatores semelhantes, como entre seres do mesmo sexo e o segundo entre fatores diferentes, como entre seres de sexo oposto. Este conhecimento permite a evolução de qualquer relação, considerando que todos os seres são basicamente seres relacionais.  

Em termos de relação entre o ser humano e a natureza, existe uma pratica que eh conhecida como Mallkichakuy, que significa a fusão de nosso campo energético com algum elemento ou ser vivo da natureza como uma arvore ou um nevado. Desta forma temos acesso a um novo mundo de percepções inerentes a este corpo. Através desta pratica torna-se possível acessar informações sobre elementos que nutrem e sustentam nossa semente interna, de sua própria linhagem, sua origem, de seu sangue de forma que se reorganiza uma noção de identidade.

Uma característica interessante no manejo energético da tradição Andina é a dimensão do trabalho coletivo, comunitário no trabalho conhecido como Ayllu Poqpo. Ayllu significa comunidade e Poqpo, bolha(de energia). O campo de energia de indivíduos trabalhados ganham uma coesão dentro de um plano social, formando uma coluna de luz não só de um individuo mas de uma coletividade. Assim se torna possível trabalhar a energia de todos os que compõem o seu Ayllu Poqpo gerando um alto nível de sinergia e cooperação. Como dentro de um processo individual esta energia deve passar por uma manutenção e limpeza de forma que todos se reúnem dentro de um intenção unificada com este proposito.

Os três fatores do desenvolvimento humano

O Munay, ou vontade e amor; o Llankay, ação ou trabalho; e Yachay, que eh conhecimento intelectual. Cada fator deve acompanhar o desenvolvimento dos outros dois para o desenvolvimento integral do Ser. Assim se integram os 3 mundos, mundo do Meio(Kay Pacha), que aqui a vontade se atrela ao amor; o infra-mundo(Ukhu Pacha), da ação; e dos Mundos Superiores(Hanaq Pacha), relacionado ao intelecto. Quando cada mundo se polariza de forma harmônica, existe um alinhamento que reflete a Cruz Andina, a Sagrada Chacana. Onde nos tornamos pontes entre as forças celestes e telúricas, entre o imaterial e o material. Eh um estado de responsabilidade quando estamos conscientes das leis da reciprocidade onde nossa semente Inca interna direciona nossos comportamentos naturalmente em um alto nível ético de relações.

Somos responsáveis em descarregar nossas energias densas, Hucha, e promover a circulação de Samy, as energias sutis.

Hoje, dentro de nossa proposta de Ponte de Medicinas das 4 direções, temos a grande oportunidade de expor-nos a este trabalho dentro dos lugares sagrados Andinos com a guia de grandes referencias.

Os próximos trabalhos da fase 2 deste ciclo de trabalhos no Peru 2012:

1. O Voo do Condor

A Viagem as Origens, os 3 Mundos e a Sagrada Chacana

De 12 a 18 de Júlio 2012

Com Tito La Rosa e Ichiro Takahashi

Entre as sagradas cordilheiras do norte do Peru e em um dos sítios arqueológicos do xamanismo mais importante das Américas abriremos novamente os portais da sabedoria Andina dentro da  conexao com a Cruz Andina, a Sagrada Chacana.

Sob a guia do Espírito do Condor e dos Mundos Superiores conectaremos nossas energias com o Espirito da Pacha Mama por meio das oferendas, cerimonias de batizados nos lagos, trabalhos energéticos e xamanicos. Todo o trabalho sera orquestrado pelas oitavas dos sons curativos do mestre dos Sons Tito la Rosa.


O Propósito

- Harmonização interna entre: as energias do feminino e do masculino; o espaço e o tempo; o tempo e o não-tempo.
- Conexão com as Forças dos Mundos Superiores nos portais dos lugares sagrados, dos nevados e das lagoas, com a finalidade de receber a proteção, limpeza e bencaos no Caminho.
- Limpeza o Corpo, Emoção e Mente – Alinhamento com os 3 Mundos

2. Iniciação Sagrada, Karpay

Peregrinação aaa Lagoa Azul, Jaguar e o Nevado Apu Ausangate

de 2 a 9 de Agosto

Com Kike Pinto, Marcelo Qapac (Nobre), Vicente Sonqo Qispy(Coração de Cristal) e Ichiro Takahashi

Sob a guia da equipe de curandeiros andinos e tântrico, composto por dois dos mais respeitados curandeiros da nação Qero, considerados como detentores diretos dos Incas, estaremos trabalhando com todos os elementos que fundamentam a tradição andina.

Cada participante participara da sagrada iniciação de Qarpay sob o nevado mais alto da região de Cusco, o Apu Ausangate nas margens do Lago do Jaguar(Otorongo Cocha). O trabalho vincula cada um com a energia espiritual do Apu e da tradição permitindo uma renovação do Caminho e um realinhamento do compromisso com as Forças Superiores.

Maiores infos contactar:

México:
Michelle Button: michelle.button@gmail.com
Brasil:
Peru:
Ichiro: vitor.shin@gmail.com





Nenhum comentário: